Planejamento financeiro empresarial: como utilizá-lo e gerar melhores resultados?
- Marcus Pinheiro
- 27 de nov. de 2021
- 2 min de leitura

Um planejamento financeiro é uma peça fundamental para que um negócio consiga prosperar. Ele auxilia os gestores e tomarem decisões mais equilibradas, facilitando o alcance de metas e a consolidação do negócio no mercado. Por isso, hoje trarei alguns pontos de reflexão para você gestor que busca algumas dicas mais básicas para otimizar ou iniciar sua jornada e estruturação do plano financeiro do seu negócio.
Diagnóstico da situação atual: Não há como traçar um plano sem saber de onde partimos, correto? Aqui não é diferente: é necessário que você faça um diagnóstico do seu negócio analisando itens como tempo de mercado, fraquezas, pontos fortes da operação, oportunidades e ameaças. Uma ótima ferramenta para ter esta visão completa é a análise SWOT. Como resultado desta etapa, você obterá informações precisas do que sua empresa precisa fazer para crescer e maximizar os seus resultados, bem como os recursos disponíveis ou que precisam ser angariados para o crescimento.
Defina suas metas e crie um plano de ações: Feito o diagnóstico, será possível estabelecer as suas novas metas financeiras. Com isso em mãos, você saberá onde precisa chegar, mas ainda não sabe como. É aí que entra o plano de ações: aqui será necessário de listar em conjunto com as equipes todas as tarefas que precisam ser executadas, organizadas em um cronograma com datas definidas, responsáveis, recursos necessários e KPIs que indicarão se sua organização está no caminho do resultado esperado. Além disso, é essencial possuir momentos de análise desta evolução com sócios e equipes envolvidas no processo!
Trace planos alternativos: É essencial que você possua planos alternativos. Indica-se desenvolver no mínimo 2 cenários. Um otimista e um pessimista. O primeiro é quando você projeta que tudo o que foi planejado de fato aconteceria, e o segundo considera alternativas caso os planos não saiam como o previsto. Desta forma você estará preparado para os imprevistos que podem ocorrer, e o que deve fazer para contorná-los.
Os itens listados aqui discorrem em diversas outras ações. Comente se você gostaria de mais conteúdos como este! Contudo, após estes três principais passos é hora de pôr a mão na massa e ser consistente, analisando e buscando sempre melhorias nos processos!
Comments